Formação continuada de coordenadores pedagógicos: concepções e práticas da rede estadual de ensino de Pernambuco

Authors

  • Thiago Ferreira Dias da Cruz Universidade Federal de Pernambuco
  • Thamyris Mariana Camarote Mandú Universidade Federal de Pernambuco

Keywords:

Coordenação Pedagógica, Formação Continuada, Formação de Professores, Políticas Educacionais

Abstract

O presente artigo objetiva compreender quais são as concepções e práticas de Formação Continuada e de Coordenação Pedagógica na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. A pesquisa foi exploratória, por meio de análise documental de documentos normativos da Secretaria Estadual de Educação, e de entrevista com formadora vinculada à Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, com análise de conteúdo da entrevista. Concluímos que a visão de coordenação da Rede é de superação do ideário de fiscalização e a sua formação continuada, entendida como condição imprescindível para uma boa prática profissional, constituída de relação teoria e prática.

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Author Biographies

  • Thiago Ferreira Dias da Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestrando em Educação

    Universidade Federal de Pernambuco

  • Thamyris Mariana Camarote Mandú, Universidade Federal de Pernambuco

    Professora Adjunto A da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

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Published

2025-09-04

How to Cite

FERREIRA DIAS DA CRUZ, Thiago; CAMAROTE MANDÚ, Thamyris Mariana. Formação continuada de coordenadores pedagógicos: concepções e práticas da rede estadual de ensino de Pernambuco. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 37, p. A2 1 – 29, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2625. Acesso em: 5 sep. 2025.