GAMES NO ENSINO DE CIÊNCIAS:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Authors

  • Gisele Lemos Shaw
  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Keywords:

Ensino de Ciências, Games, Jogos Digitais

Abstract

A literatura especializada apresenta constantes discussões sobre as possibilidades e desafios do uso de games no ensino de ciências. A sua utilização geralmente se vincula a motivação propiciada, mas tem o conteúdo ou a abordagem pedagógica como fatores a ser observados. Tendo em pauta a verificação de dados empíricos, com base numa pesquisa que buscou investigar potencialidades do uso de games na aprendizagem de conteúdos de ciências por alunos do Ensino Fundamental e em referenciais teóricos que tratam do uso de jogos digitais e de computadores no ensino são apontados neste artigo desafios e possibilidades dos games na educação. O presente trabalho apresenta algumas questões pontuais devem ser consideradas: a diversidade de perfis discentes, necessidades de aprendizagem, possibilidades da escola, limitação de alcance de conteúdos e formação do professor.

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Author Biographies

  • Gisele Lemos Shaw

    Mestre em Ensino Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)

    Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

    Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

    Doutor em Educação pela Université du Québec à Montréal - UQAM (Québec / Canadá)

     

Published

2014-12-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SHAW, Gisele Lemos; DE SOUZA RIBEIRO, Marcelo Silva. GAMES NO ENSINO DE CIÊNCIAS:: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 4, n. 6, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/271. Acesso em: 17 aug. 2025.