RADIAÇÕES SOLARES E O CURRÍCULO ESCOLAR

UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Authors

  • Peterson Fernando Kepps da Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Lavínia Schwantes Universidade Federal do Rio Grande

Keywords:

Currículo escolar, Conteúdos programáticos, Radiações solares, Ensino de Ciências e Biologia

Abstract

O presente trabalho objetiva apresentar e analisar como está posta a lista de conteúdos programáticos de seis escolas públicas da rede básica de ensino do município do Rio Grande – RS; levando em consideração a importância da temática das radiações solares neste ambiente. Para tanto, analisamos a lista das disciplinas de ciências e biologia de seis escolas públicas da rede básica de ensino do município de Rio Grande – RS, tendo em vista que a referida cidade figura entre os municípios do Brasil com maior número de casos de câncer da pele. A metodologia utilizada foi a coleta das listas de conteúdos dessas seis escolas públicas. A análise permitiu-nos perceber que as escolas investigadas percebem o currículo como lista de conteúdos programáticos, ou seja, uma perspectiva tradicional de currículo; e que a temática das radiações solares está presente em apenas uma das seis listas/escolas investigadas.

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Author Biographies

  • Peterson Fernando Kepps da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutorando em Educação em Ciências pela FURG

  • Lavínia Schwantes, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutora em Educação em Ciências pela FURG

Published

2018-09-10

Issue

Section

Artigos

How to Cite

KEPPS DA SILVA, Peterson Fernando; SCHWANTES, Lavínia. RADIAÇÕES SOLARES E O CURRÍCULO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 8, n. 16, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/283. Acesso em: 18 aug. 2025.