COM-PAR-TRILHAR

JÁ NÃO ESTAMOS MAIS SOZINHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL!

Authors

  • Alana Victória Ferreira de Moraes Universidade Federal do Maranhão
  • Edith Maria Batista Ferreira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14691093

Keywords:

Educação Infantil, Solidão Profissional, Docência Compartilhada

Abstract

O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de construção da docência compartilhada no âmbito da educação infantil, buscando apreender, sob essa perspectiva, elementos fundamentais para a organização do trabalho pedagógico em uma Creche pública estadual de São Luís, Maranhão. A investigação desenvolvida foi do tipo qualitativa, utilizando-se da revisão de literatura e da pesquisa de campo. Para a geração de dados, fez-se uso da observação e de entrevista semiestruturada com a gestora pedagógica e três professoras referência da turma da Creche I. Por meio da investigação, tornou-se possível entender acerca dos diversos elementos que permeiam a docência compartilhada e a necessidade de investimento financeiro e de formação continuada para sua efetivação. Constatou-se que este é um trabalho desafiador, na medida em que promove uma ruptura com a docência solitária, exigindo compartilhamento de responsabilidades, o que envolve planejamento e execução de práticas colaborativas.

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Author Biographies

  • Alana Victória Ferreira de Moraes, Universidade Federal do Maranhão

    Licenciada em Pedagogia

    Universidade Federal do Maranhão

  • Edith Maria Batista Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

    Doutora em Educação

    Docente da Universidade Federal do Maranhão

Published

2025-01-19

Issue

Section

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

How to Cite

FERREIRA DE MORAES, Alana Victória; BATISTA FERREIRA, Edith Maria. COM-PAR-TRILHAR: JÁ NÃO ESTAMOS MAIS SOZINHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL!. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D29 01–23, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14691093. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3127. Acesso em: 14 aug. 2025.