MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA (RA)

POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Authors

  • Andreza Rezende Silva Miranda Universidade Luterana do Brasil
  • Cleosanice Barbosa Lima Universidade Luterana do Brasil
  • Márcia Maria Siqueira Vieira Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14690304

Keywords:

Realidade Aumentada, Educação, Tecnologias Digitais, Mediação Pedagógica, Inovação Educacional

Abstract

Este artigo explora as potencialidades e desafios da Realidade Aumentada (RA) na

mediação pedagógica, destacando sua capacidade de criar experiências de aprendizagem interativas e imersivas na sala de aula. A RA, como tecnologia emergente, sobrepõe informações digitais ao mundo real, contribuindo para a mediação pedagógica com o uso de tecnologias digitais. A metodologia de projetos alinha-se aos princípios do uso dessas tecnologias, incentivando a pesquisa e a resolução de problemas. A pesquisa qualitativa bibliográfica foi realizada em livros, periódicos e artigos científicos. Identificou-se que uma educação significativa e motivadora é alcançada quando o aluno é protagonista na construção do conhecimento. A RA, aliada à metodologia de projetos e ao uso de tecnologias digitais, apoia a tendência defendida por estudiosos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. A união dessas ferramentas busca proporcionar uma educação mais engajadora e eficaz, respondendo às demandas educacionais contemporâneas, promovendo o protagonismo e participação ativa dos alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Andreza Rezende Silva Miranda, Universidade Luterana do Brasil

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA)

    Universidade Luterana do Brasil

  • Cleosanice Barbosa Lima, Universidade Luterana do Brasil

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA)

    Universidade Luterana do Brasil

  • Márcia Maria Siqueira Vieira, Universidade Luterana do Brasil

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA)

    Universidade Luterana do Brasil

Published

2025-01-19

Issue

Section

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

How to Cite

REZENDE SILVA MIRANDA, Andreza; BARBOSA LIMA, Cleosanice; SIQUEIRA VIEIRA, Márcia Maria. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA (RA): POTENCIALIDADES E DESAFIOS. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D15 01–24, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14690304. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3144. Acesso em: 14 aug. 2025.