Percepção de egressos do programa de educação tutorial saneamento ambiental sobre a influência do programa em suas carreiras profissionais
Keywords:
PET, Carreira, Desenvolvimento profissionalAbstract
O Programa de Educação Tutorial (PET) tem grande representatividade na formação acadêmica e profissional de seus participantes, podendo ser capaz de propor experiências enriquecedoras que transcendam o ambiente universitário. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos egressos do PET Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco sobre a influência do programa em suas carreiras profissionais. Além disso, busca compreender a situação profissional atual dos ex-participantes e a relação entre as suas trajetórias e experiências vivenciadas no programa. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando um levantamento de informações por meio de um formulário eletrônico elaborado na plataforma Google Forms. O questionário continha o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e informações provenientes da plataforma SIGPET, garantindo segurança e confiabilidade dos dados coletados. Os resultados obtidos indicam que o PET Saneamento Ambiental contribuiu de forma positiva não apenas na trajetória profissional dos entrevistados, mas também em seu crescimento pessoal e acadêmico. Os participantes destacaram a aquisição de conhecimentos adicionais, o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais, além do incentivo à produção científica e à formação cidadã. O programa se mostrou abrangente, permitindo uma ampla gama de experiências que enriqueceram a carreira dos ex-participantes. Conclui-se que o PET Saneamento Ambiental exerce um impacto eficiente e duradouro na trajetória dos seus egressos, reafirmando a importância de programas de educação tutorial na formação de profissionais qualificados e engajados com questões socioambientais.
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