CRIANÇAS, TECNOLOGIAS E ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS NO CONTEXTO DA COVID-19

Autores

  • Marina Castro e Souza FEBF / UERJ
  • Gabriela Barreto da Silva Scramingnon UNIRIO

Palavras-chave:

Crianças. Educação Infantil. Tecnologias. Pandemia. Parecer N° 5/2020.

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir a relação entre infâncias, tecnologia e atividades não presenciais, no contexto da pandemia da Covid-19. Como proposta metodológica, a análise versa sobre o texto do Parecer N°5/2020, deliberado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que trata da reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, no âmbito da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. Considerando o contexto de isolamento social, o debate proposto apresenta questões e tensões relacionadas ao trabalho pedagógica direcionado às crianças. Partindo do pressuposto de que os textos são produtos de um contexto político e social, que materializam concepções e tendências, o estudo dialoga com as contribuições da obra de Mikhail Bakhtin (1988), autor que trata o discurso como prática social, arena de disputas ideológicas e políticas. As análises destacam: a diversidade das experiências infantis na pandemia; os impactos da crise na vida das crianças; o lugar das famílias na construção das propostas; a crítica às noções de aceleração e progresso nas atividades pedagógicas; os artefatos tecnológicos como possibilidade para a construção de uma continuidade para o trabalho educativo; dentre outras questões. Essas análises sobre a educação infantil em tempos de pandemia podem trazer reflexões sobre desafios históricos do atendimento às crianças pequenas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Barreto da Silva Scramingnon, UNIRIO

Professora Adjunta do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Educação pela PUC-RIO (2017). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é vice-coordenadora do grupo de pesquisa Educação Infantil e políticas públicas (EIPP), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É integrante do grupo de pesquisa Infância, formação e cultura (INFOC/ PUC-RIO).

Downloads

Publicado

2020-06-09

Como Citar

Castro e Souza, M., & Barreto da Silva Scramingnon, G. . (2020). CRIANÇAS, TECNOLOGIAS E ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS NO CONTEXTO DA COVID-19. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 629–659. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1257

Edição

Seção

Dossiê Temático: Infâncias e Tecnologias