LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Palabras clave:
TDIC, Letramento digital, Formação continuada, Revisão sistemática de literaturaResumen
Nos últimos 20 anos, presenciamos avanços impressionantes no campo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs, o que, como já nos alertava Castells (1999), tem exigido novos arranjos educacionais e metodologias mais atraentes para a promoção de um ensino e aprendizagem condizente com as marcas da cibercultura (LÉVY, 1999), demandando, consequentemente, formação continuada para professores/as (SOARES, 2020). Assim, propomo-nos a refletir sobre o supracitado contexto, através deste artigo de Revisão Sistemática de Literatura, o qual tem como objetivo evidenciar as lacunas existentes na produção científica sobre a temática em foco, tendo em mente a seguinte pergunta: Quais são as tendências investigativas das pesquisas sobre o letramento digital e o uso das TDICs na formação continuada de professores/as de Matemática após aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? A análise dos trabalhos encontrados em dois importantes bancos de teses e dissertações brasileiras, nos permitiram concluir que há um número considerável de pesquisas que utilizam o GeoGebra como recurso didático-tecnológico na formação continuada de docentes e no ensino de Matemática, reverberando no letramento digital. Carecemos de mais investimentos no que pese ao potencial pedagógico das redes sociais e de outras ferramentas tecnológicas, além de colocar em pauta a formação de coordenadores/as pedagógicos/as como condição para a promoção de espaços formativos mais dinâmicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

