Produção de Tintas Naturais e Construção de Microscópios Artesanais: um relato de experiência investigativa no Clube de Ciências Alfa
Palabras clave:
Ensino de Ciências, Ensino por investigação, Relato de Experiência, Clube de Ciências, Alfabetização CientíficaResumen
Este trabalho relata uma experiência no Clube de Ciências Alfa, em Crateús- CE, com estudantes do Ensino Fundamental, baseada no Ensino de Ciências por Investigação (ECI), segundo Carvalho (2013; 2018; 2020). As atividades envolveram a construção de microscópios artesanais com materiais recicláveis e a produção de tintas naturais a partir de elementos vegetais e minerais, organizadas em uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI). Os resultados evidenciaram o protagonismo estudantil, a curiosidade científica e o encantamento diante das descobertas, além da valorização de saberes culturais e ambientais. Também foram observadas limitações materiais e conceituais em relação ao modelo teórico. Conclui-se que práticas investigativas em clubes de ciência promovem alfabetização científica, interdisciplinaridade e democratização do conhecimento, reforçando a relevância de experiências práticas, acessíveis e integradas no ensino de ciências.
Descargas
Referencias
ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
BANIWA, G. S. L. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília, DF: MEC, 2006.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, 28 abr. 1999.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CARVALHO, A. M. P. de. Ensino de Ciências por Investigação: práticas e desafios. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
CARVALHO, A. M. P. de. Sequências de Ensino Investigativo (SEI) e a formação de professores de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências,
v. 20, p. 1-21, 2020.
CARVALHO, A. M. P. de. O ensino de Ciências por investigação no contexto escolar. Ciência & Educação, v. 27, p. 1-15, 2021.
CHASSOT, Áttico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, 2003.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e cultura política. São Paulo: Cortez, 2010.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: pesquisa em educação em ciência, v. 3, n. 1, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.
SILVA, Eliana de Souza; MARTINS, André Ferrer Pinto. Microscopia no ensino de ciências: um olhar sobre as práticas escolares. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 2, p. 171-190, 2014.
SILVA, T. F.; FERNANDES, A. M. Relato de experiência como produção acadêmica: características, potencialidades e desafios. Revista Práxis Educacional, v. 16, n. 39,
p. 1-17, 2020.
VIEIRA, Rui; BIANCONI, Maria Lucia; DIAS, Maria da Conceição. O ensino de ciências e a experimentação: possibilidades e desafios. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 381-394, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.









