O curso de medicina da UEFS

um pouco de história

Autores/as

  • Juliana Laranjeira Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14536023

Palabras clave:

Metodologia PBL, Aprendizagem, Construtivismo

Resumen

Esse trabalho relata e apresenta a implantação e a metodologia utilizada no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (Ba). Este foi implantado no ano de 2003, entretanto, a construção do projeto iniciou em 1995 por médicos da comunidade feirense. No percurso das discussões, o grupo que elaborava o projeto seguiu as orientações do CINAEM, 2000 (Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Medico) que sugeria a implantação da Metodologia PBL (Problem Based Learning) ou ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) para a de formação de futuros médicos. Na metodologia PBL o Curso é composto por quatro Comissões com o objetivo de garantir o pleno funcionamento e desenvolvimento do Curso. Como coordenadora da Comissão de Planejamento Didático, exponho a importância e a necessidade dessa comissão para organizar, junto com os professores, os módulos usados nos tutoriais, as práticas, as atividades realizadas pelo PIESC e por Habilidades. Como também, promover a interligação entre os eixos horizontal e vertical e entre os coordenadores das séries e dos módulos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Juliana Laranjeira Pereira, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Professora do Departamento de Saúde - Universidade Estadual de Feira de Santana

Publicado

2010-06-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PEREIRA, Juliana Laranjeira. O curso de medicina da UEFS: um pouco de história. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.5281/zenodo.14536023. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/349. Acesso em: 4 jul. 2025.

Artículos similares

1-10 de 232

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.