IRMÃ ANA

MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA

Autores

  • Iolanda de Sousa Barreto Rede Municipal de Ensino de João Pessoa
  • Jorilene Barros da Silva Gomes
  • Charliton Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Fabiana Sena Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Educadora, Memória, Paraíba

Resumo

Este trabalho tem como o objetivo é analisar a prática educativa de Irmã Ana, sobretudo no que concerne à formação de professores, desencadeada pelo Curso Normal do CNFM, no período de 1962 a 2015. O estudo aqui apresentado toma por suportes metodológicos a História Oral e a abordagem (auto)biográfica, lançando luz, ainda, sobre a contribuição das fotografias enquanto fontes documentais para a pesquisa historiográfica. A escolha por este sujeito de estudo justifica-se por Irmã Ana ser uma figura emblemática na História da Educação de Catolé do Rocha, município do alto sertão paraibano, tendo atuado de 1962 até 2015, no Colégio Normal Francisca Mendes, sobretudo junto a formação de professores, como professora e coordenadora do Curso Normal. O reconhecimento da importância do registro da memória feminina é uma questão fundamental na historiografia contemporânea e a abordagem (auto) biográfica, em sua prática do desvio, tem possibilitado a inscrição do nome de muitas mulheres na escrita da história, atestando seus protagonismos em seus espaços-tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iolanda de Sousa Barreto, Rede Municipal de Ensino de João Pessoa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Educação em e para os Direitos Humanos pela UFPB, mestra em Linguística e Ensino pela UFPB, doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da Educação Básica e Orientadora Educacional da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa – Paraíba.

Jorilene Barros da Silva Gomes

Graduada em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestra em História pela UFPB. Aluna do Doutorado em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da UFPB.

Charliton Machado, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Ciências Sociais (1994) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Sociologia Rural (UFPB), doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pós-doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Titular no Departamento de Metodologia da Educação na Universidade Federal da Paraíba. Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Sociologia (UFPB).

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professora Associada no Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educaão (UFPB).

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

de Sousa Barreto, I. ., Barros da Silva Gomes, J., José dos Santos Machado, C., & Silva, F. S. (2021). IRMÃ ANA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA OCTOGENÁRIA NA PARAÍBA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 496–517. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1317