O PIBID E AS PRÁTICAS DOCENTES COM A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Auteurs-es

  • Edmerson dos Santos Reis Uneb
  • Edilane Carvalho Teles Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Josemar da Silva Martins - Pinzoh Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mots-clés :

PIBID, Iniciação a Docência, Educação Básica, Contextualização

Résumé

O presente artigo tem como objetivo apresentar e refletir experiências docentes e discentes, sobre os desafios do PIBID em ações mediadas por práticas fundadas na perspectiva da educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro. Para tanto, destaca as propostas implementadas, com vistas a compreender os percursos pedagógicos e formativos, a partir do imbricamento universidade e escola, com os bolsistas de ID, coordenadores de área e supervisores nas instituições parceiras. De metodologia participante, identifica na práxis com as escolas, um incentivo e ação fundamental para a construção da identidade docente dos futuros pedagogos, bem como de reconhecimento dos lugares de atuação para transformação dos entendimentos sobre os currículos da educação básica,  a partir da contextualização.

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Biographies de l'auteur-e

  • Edilane Carvalho Teles, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    O presente artigo tem como objetivo apresentar e refletir experiências docentes e discentes, sobre os desafios do PIBID em ações mediadas por práticas fundadas na perspectiva da educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro. Para tanto, destaca as propostas implementadas, com vistas a compreender os percursos pedagógicos e formativos, a partir do imbricamento universidade e escola, com os bolsistas de ID, coordenadores de área e supervisores nas instituições parceiras. De metodologia participante, identifica na práxis com as escolas, um incentivo e ação fundamental para a construção da identidade docente dos futuros pedagogos, bem como de reconhecimento dos lugares de atuação para transformação dos entendimentos sobre os currículos da educação básica,  a partir da contextualização.

  • Josemar da Silva Martins - Pinzoh, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Doutor em Educação pela Faculdade de Educação, FACED, da Universidade Federal da Bahia, UFBA Professor do Departamento de Ciências Humanas - Campus III/UNEB; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Tem experiência na área de Educação, Comunicação e Cultura, com ênfase em Educação de Adultos; Educação do Campo; Currículo; Gestão Educacional; Educação Ambiental e Ecopedagogia; Educação & Comunicação; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Mídia e Cultura, temas e campos nos quais vem atuando, seja realizando estudos e pesquisas, seja através das aulas que ministra nos cursos de Pedagogia e Comunicação Social da UNEB, no DCH III, incluindo a pós-graduação, ou eventualmente em outras instituições de Ensino Superior.

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Publié

2020-12-17

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - I

Comment citer

REIS, Edmerson dos Santos; CARVALHO TELES, Edilane; DA SILVA MARTINS - PINZOH, Josemar. O PIBID E AS PRÁTICAS DOCENTES COM A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 137–166, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1348. Acesso em: 15 août. 2025.