TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO

UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Renata Godinho Soares Universidade Federal do Pampa
  • Phillip Vilanova Ilha Universidade Federal do Pampa
  • Jaqueline Copetti Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

graduação, aprendizagem, metodologia de ensino

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de discentes do 7º semestre de um curso de Licenciatura em Educação Física sobre a efetividade de uma proposta de ensino com a metodologia da problematização com o arco de Maguerez, bem como o entendimento destes sobre os Temas Transversais (TT). Participaram da pesquisa 23 estudantes matriculados em uma disciplina optativa. Para o desenvolvimento das atividades, utilizou-se a estrutura de investigação do SQA (Sei, Quero saber, Aprendi) para a avaliação de conhecimento prévio, o que esperavam aprender e, ao final, o que realmente aprenderam; bem como ao longo da proposta apoiou-se sobre a Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez. Ainda, o enfoque das aulas se deu a partir dos TT e sua abordagem na Educação Física escolar, assim a turma foi dividida em seis grupos, sendo que estes deveriam criar situações reais e problemas a resolver contemplando cada um dos TT. Na percepção dos discentes a disciplina proporcionou conhecimento adequado e a aprendizagem foi mais significativa. Destaca-se que o significado e a importância dos TT e sua abordagem nas aulas de Educação Física foi compreendida com sucesso, ressaltando que a formação inicial de professores, tendo como base a utilização de metodologias ativas no seu processo, pode ser um grande potencial para uma aprendizagem mais significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa

Mestra e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Atua na área de Educação Física e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Práticas pedagógicas na educação física escolar; Metodologia e ensino aprendizagem dos esportes; Projetos de aprendizagem; Formação de professores; Atividade física e promoção da saúde. Coordenador-Líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes - GEEFE, da Unipampa.

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Ciência do Movimento Humano pela UFSM (2005), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM (2013). Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa, lotada no Campus Uruguaiana, atuando no Curso de Licenciatura em Educação Física e como Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores - GEPEF. Trabalha com as áreas de Educação Física escolar, Educação e Saúde, Formação de Professores e Ensino.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Godinho Soares, R., Vilanova Ilha, P., & Copetti, J. (2021). TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(26), 150–170. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)