TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
graduação, aprendizagem, metodologia de ensinoResumo
O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de discentes do 7º semestre de um curso de Licenciatura em Educação Física sobre a efetividade de uma proposta de ensino com a metodologia da problematização com o arco de Maguerez, bem como o entendimento destes sobre os Temas Transversais (TT). Participaram da pesquisa 23 estudantes matriculados em uma disciplina optativa. Para o desenvolvimento das atividades, utilizou-se a estrutura de investigação do SQA (Sei, Quero saber, Aprendi) para a avaliação de conhecimento prévio, o que esperavam aprender e, ao final, o que realmente aprenderam; bem como ao longo da proposta apoiou-se sobre a Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez. Ainda, o enfoque das aulas se deu a partir dos TT e sua abordagem na Educação Física escolar, assim a turma foi dividida em seis grupos, sendo que estes deveriam criar situações reais e problemas a resolver contemplando cada um dos TT. Na percepção dos discentes a disciplina proporcionou conhecimento adequado e a aprendizagem foi mais significativa. Destaca-se que o significado e a importância dos TT e sua abordagem nas aulas de Educação Física foi compreendida com sucesso, ressaltando que a formação inicial de professores, tendo como base a utilização de metodologias ativas no seu processo, pode ser um grande potencial para uma aprendizagem mais significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

