OFICINAS DAS EMOÇÕES

PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA NA MODALIDADE VIRTUAL

Autores

  • Beatriz da Silva Moreira Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-3153-0173
  • Ádria Caroene Queiroz Sabbá Universidade Federal do Amazonas
  • Breno Paulino da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Lívia Fernanda Nascimento dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Pedro Henrique Nogueira Guerra Universidade Federal do Amazonas
  • Tamires Diniz Cardona Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Saúde mental, infância, emoções, modalidade virtual, estágio em psicologia

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência que narra a trajetória de um projeto de intervenção voltado à atuação da promoção da saúde mental na infância. A execução do projeto foi dividida em quatro etapas: o processo anterior às oficinas, oficinas voltadas aos pais, oficinas voltadas às crianças e avaliação dos alunos sobre a experiência. Todas elas estiveram embasadas no repertório teórico e prático da Terapia Cognitivo-Comportamental em grupos com crianças e adolescentes, tendo como estrutura base: 1) recepção; 2) recordação do conteúdo abordado no encontro anterior; 3) psicoeducação das emoções; 3) atividades - treino em identificação e reconhecimento das emoções, e 4) encerramento com feedback. Os resultados apontaram que, dentre outros aspectos, realizar oficinas de emoções com crianças e seus pais é uma estratégia promotora de saúde mental. Ademais, a adaptação criativa e inovadora do fazer do psicólogo da modalidade presencial para a modalidade virtual com crianças, é sim possível utilizando recursos lúdicos, interativos, atuais e criativos. Reforçou também que a inserção dos alunos da graduação em psicologia em atividades com e para o público externo é importante; e a conjugação entre disciplinas de estágios e projetos de extensão é benéfica aos docentes, discentes e comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz da Silva Moreira, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Psicologia

Ádria Caroene Queiroz Sabbá, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Psicologia

Breno Paulino da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Psicologia.

Lívia Fernanda Nascimento dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Psicologia

Pedro Henrique Nogueira Guerra, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Psicologia

Tamires Diniz Cardona, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Psicologia. Professora substituta da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas

Publicado

2023-05-19

Como Citar

da Silva Moreira, B., Caroene Queiroz Sabbá, Ádria, Paulino da Silva, B., Nascimento dos Santos, L. F., Nogueira Guerra, P. H., & Diniz Cardona, T. (2023). OFICINAS DAS EMOÇÕES: PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA NA MODALIDADE VIRTUAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 308–332. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1791

Edição

Seção

Relatos de Experiências