A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR

UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Auteurs-es

  • Vergas Vitória Silva Escola de Aplicação da UFPA

Mots-clés :

Capital cultural, Desempenho escolar, Hábitos de leitura, Habitus

Résumé

O objetivo deste trabalho é compreender as relações entre hábitos de leitura, capital cultural e desempenho escolar. Para tanto, baseia-se numa problematização sumária: a presença de livros e leitores no domicílio contribuem para o sucesso na escola? A hipótese aferida supõe que o hábito de leitura atua enquanto capital cultural que pode se converter em êxito escolar. Empiricamente, o artigo debruça-se sobre as condições de acesso a livros, gosto pela leitura e índices de reprovação dos discentes da 1ª série do ensino médio da Escola de Aplicação/UFPA. Os dados utilizados na elaboração das análises que fundamentam esta pesquisa são provenientes de um questionário composto por questões fechadas. Os resultados sugerem existir um vínculo profícuo entre hábitos de leitura e capital cultural que explicariam as razões do sucesso escolar. O trabalho conclui que a herança cultural familiar é a responsável pela diferença dos estudantes diante da experiência escolar e, consequentemente, pelas taxas de êxito.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publié-e

2023-09-24

Comment citer

Silva, V. V. (2023). A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 135–159. Consulté à l’adresse https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2014