AS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA

Auteurs-es

  • Katia Maria Rodrigues Gomes Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Wbaneide Martins de Andrade Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Carlos Alberto Batista Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.11479262

Mots-clés :

Expressões socioculturais indígena, Educação Escolar Indígena, Currículo Intercultural

Résumé

A educação escolar indígena, no Brasil, tem sido tema de muitos estudos científicos. Diversos pesquisadores buscam conhecer e compreender o fazer pedagógico indígena que atenda às especificidades dos povos originários e respeite os interesses socioeconômicos e culturais dessas comunidades. Este artigo tem o objetivo de discutir a importância das expressões socioculturais indígenas e a sua inserção no currículo escolar. Buscamos identificar como ocorre a inserção das expressões socioculturais no currículo da educação escolar indígena. Para conhecer essa práxis na realidade da educação escolar indígena, foram entrevistados professores e professoras indígenas das etnias Pataxó, Kiriri, Pankararé, Tumbalalá – estado da Bahia – e Truká, Pankararu e Kapinawá – em Pernambuco, que relataram seus fazeres dentro de uma proposta curricular direcionada às necessidades pedagógicas intercultural, diferenciada, específica, bilíngue e comunitária. Tal prática, de acordo com os/as entrevistados/as, contribui para a transformação social, para a consolidação e fortalecimento da identidade do povo tradicional, na construção do currículo intercultural, o que pode repercutir em uma sociedade com menos preconceitos e desigualdades.

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Biographies de l'auteur-e

  • Katia Maria Rodrigues Gomes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Professora na Universidade de Pernambuco. Mestra em Crítica Cultural. Doutoranda em Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, Universidade do Estado da Bahia.

  • Wbaneide Martins de Andrade, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Bióloga, Mestra em Botânica e Dr. em Etnobiologia e Conservação da Natureza. Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental

  • Carlos Alberto Batista Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Biólogo, Mestre em Zoologia e Dr. em Etnobiologia e Conservação da Natureza. Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental

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Publié

2024-04-20

Comment citer

RODRIGUES GOMES, Katia Maria; MARTINS DE ANDRADE, Wbaneide; SANTOS, Carlos Alberto Batista. AS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 33, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11479262. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2240. Acesso em: 18 août. 2025.