NECROPOLÍTICA E BRANQUITUDE: BREVES APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO PARA POPULAÇÃO NEGRA
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.14635002Mots-clés :
Necropolítica, Branquitude, Estudos críticos da branquitudeRésumé
O presente artigo tem como objetivo inicial traçar como os conceitos de necropolítica e branquitude estão relacionados, avaliando se podem ser pensados conjuntamente para compreender a realidade escolar cearense a partir de dados oficiais do Estado do Ceará a respeito da escolaridade de estudantes negros de 16 a 20 anos. Para tal objetivo, o artigo terá como base teórica Michael Focault (2008), Mbembe (2012), Maria Aparecida Bento (2002) e Lia Schucman (2010) e James Holston (2013), permitindo traçar paralelos sobre como a cidadania pode ser interpretada a partir dessa discussão. Os dados apresentados são provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), referentes aos anos de 2016 a 2020, para que se possa perceber como ocorre esta operacionalização de conceitos. Assim, a questão central que norteia o presente artigo é: como se relacionam biopolítica, necropolítica, branquitude e educação? Para responder à questão, a primeira parte desse texto apresentará os conceitos de biopolítica (Focault, 2008), necropolítica (Mbembe, 2012) e branquitude (Bento, 2002; Vainer, 2010) para, posteriormente, discutir como a educação e a cidadania podem ser compreendidas à luz desses conceitos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

