DIMENSÕES DO LETRAMENTO MIDIÁTICO EM ENTREVISTAS NO JORNAL ESCOLAR
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.14690838Mots-clés :
Entrevista, Jornal Escolar, Letramento Midiático, Clube do Jornal, Ensino FundamentalRésumé
Na presente pesquisa, do tipo qualitativa, analisamos o gênero entrevista em jornais escolares, fundamentados nas quatro dimensões do letramento midiático de Buckingham (2010): representação, língua, produção e audiência. As entrevistas foram realizadas por estudantes de um Clube do Jornal e publicadas em três edições ao longo de 2017, em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. A análise mostra que, na representação, os estudantes refletem uma singularidade escolar, influenciada por suas vivências e interesses. Na língua, as entrevistas não seguem rigorosamente as convenções do gênero e apresentam desvios linguísticos significativos. Em termos de produção, foi observado um padrão fixo de perguntas aos entrevistados, com a presença constante de um professor orientador. Em relação à audiência, os estudantes buscam se conectar com os leitores, projetando-se neles e incluindo mensagens pessoais nas entrevistas. Em resumo, apesar das limitações técnicas, as entrevistas revelam originalidade na expressão dos estudantes.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.