RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.14634889Mots-clés :
Residência Pedagógica, Prática docente, Experimentação, AprendizagemRésumé
O Programa Residência Pedagógica busca elevar a qualidade da educação básica ao promover a integração entre teoria e prática e estimular a reflexão sobre a prática docente. As práticas experimentais são essenciais para contextualizar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, pois integram a teoria à prática. O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância da experimentação no ensino de química através de experimentos realizados por alunos do ensino médio para contribuir com sua aprendizagem e despertar interesse pela disciplina, além de ressaltar o papel do programa Residência Pedagógica na formação do residente como professor da educação básica. Os resultados indicam que as práticas experimentais contribuíram para a aprendizagem dos alunos, aumentando sua motivação e estimulando questionamentos sobre as explicações dos fenômenos observados. Pode-se concluir também que o programa proporcionou ao residente uma valiosa experiência para seu futuro, contribuindo para sua carreira profissional e formação como educador
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

