AVALIAR, CONHECER E INTERVIR: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PETROLINA - PE

Autores

  • Lucineide de Souza Universidade de Pernambuco
  • Iracema Campos Cusati Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, PARMEP, Avaliação sistêmica

Resumo

Neste texto são retratadas as Políticas de Avaliação adotadas na rede de ensino de Petrolina-PE, com o intuito de investigar os fatores e as ações que contribuíram para avanços nos índices educacionais do município, tendo como finalidade a compreensão mais abrangente do sistema avaliativo implementado. O objetivo é descrever e analisar a Política de Avaliação da Rede Municipal de Petrolina – PARMEP, para identificar possíveis contribuições na Formação Continuada em desenvolvimento. Para tal, foram identificadas incidências das avaliações em larga escala, bem como ações e projetos desenvolvidos pela rede municipal a partir dos resultados da PARMEP. Para viabilizar essa pesquisa, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética, conforme parecer nº 3.277.248, CAAEE nº 08315119.8.0000.5207, emitido no dia 23 de abril de 2019. A metodologia adotada para o desenvolvimento da investigação foi de cunho qualitativo e análise documental. Na revisão sistemática fez-se um levantamento de literatura publicada em livros, no banco de Teses e Dissertações da Capes e no sitio do Scielo. O aporte teórico conta com os seguintes autores: Fernandes (2010), Silva (2010), Horta Neto (2017), Pimenta (2002), Imbernón (2010), Silva (2015), Gomes (2015), Gonçalves (2005), Bonamino (2002 e 2012) e Pestana (1999). A análise da experiência de avaliação descrita nesse texto, leva-nos a refletir sobre a urgência da produção de conhecimentos que possam orientar as práticas dirigidas a Avaliação Educacional além de favorecer o diagnóstico e a intervenção efetiva na realidade. A pesquisa pretende contribuir com a formulação de políticas educacionais da rede municipal de Ensino, por meio da identificação de ações desenvolvidas nas escolas que tenham   favorecido a aprendizagem das crianças.

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Biografia do Autor

Lucineide de Souza, Universidade de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

de Souza, L., & Campos Cusati, I. . (2019). AVALIAR, CONHECER E INTERVIR: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PETROLINA - PE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(20), 224–248. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/921

Edição

Seção

Artigos