ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

INDICATIVOS DESSA ABORDAGEM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Maria Aparecida Ferreira da Cruz Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Rosângela Vieira de Souza Univasf

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino por investigação, BNCC

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa documental, realizado com o objetivo de identificar na área de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ideias relativas ao ensino de ciências por investigação. A motivação para realizar esse estudo se deu em função de perceber que em algumas escolas o ensino ainda é muito centrado no professor, mantendo bastante passiva a ação dos estudantes. Nesse sentido, foi realizado uma revisão da literatura buscando destacar o que alguns teóricos entendem por ensino por investigação, para que tais entendimentos servissem de referencial de análise da pesquisa. Na sequência foi realizada uma pesquisa documental a partir da qual foi verificado que a BNCC considera o ensino por investigação uma perspectiva pertinente para o ensino de ciências, mas não há profundidade com relação a esta questão no texto analisado, de modo que, fica a critério do professor escolher essa ou qualquer outra abordagem de ensino na realização do processo de ensino-aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Ferreira da Cruz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Licenciatura em Ciências da Natureza

Rosângela Vieira de Souza, Univasf

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Especialista em Educação Ciência e Tecnologia pela Universidade do Estado da Bahia (2007). E, Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Professora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido- Mestrado Profissional (Univasf). Professora de Didática do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Possui experiência na Educação Básica. Atua na Formação de Professores com foco na Epistemologia da Prática Profissional Docente, discutindo principalmente, Prática Pedagógica e Ensino de Ciências, o uso Pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação, e, Educação Inclusiva. Desenvolve pesquisa na área de Educação Inclusiva com foco na Inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down.

Publicado

2022-09-12

Como Citar

Ferreira da Cruz, M. A., & Vieira de Souza, R. . (2022). ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: INDICATIVOS DESSA ABORDAGEM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 395–419. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1669

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)