Formação inicial de professores

desafios da implantação das Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Luiz Martins Junior Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Julice Dias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcia Vidal Candido Frozza Uniasselvi

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Formação de professores, Competências, BNCC

Resumo

O presente texto trata de uma pesquisa bibliográfica-documental com enfoque na Base Nacional Comum Curricular para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica – BNC/Formação, publicada em 2019. Propõe examinar algumas diretrizes expressas na BNC/Formação, considerando as concepções, os fundamentos, as proposições e as limitações, bem como suas contradições, ambiguidades e retrocessos. Problematiza o processo de formação de professores da Educação Básica ancorado em uma política regulatória e altamente determinada pelo interesse neotecnicista. Compreende-se que o documento mandatário retoma o caráter da pedagogia de competências para a formação docente. Sinaliza-se, ainda  que em relação a documentos anteriores, tais como a Resolução CNE/CEB 02/2015, houve sérios retrocessos na proposta de formação, uma vez que separa a formação inicial da formação continuada, além de não contemplar dimensões estruturantes da docência no contexto escolar da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pesquisador na área do Ensino e formação da Educação Básica. Também trabalhou como professor da Educação Básica no Estado de Santa Catarina. Coordenou o curso Técnico dos Portos, no município de Itapoá e como tutor à Distância no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina, na disciplina, conteúdos e metodologia no Ensino de Geografia e professor orientador do Curso de Especialização na Educação Cultura Digital pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participou como avaliador no Programa do Livro Didático - PNLD/2020.

Julice Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, cuja tese de doutoramento "(Pré)-escola, cidade, famílias: produção de comunidades de sentido em cadeias ritualísticas de interação (1980-1999)", sob orientação da Prof.ª Dr.ª Alda Junqueira Marin, foi defendida em julho de 2009. Mestre em Educação, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), cuja dissertação foi defendida em fevereiro de 2003, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Eliana Bhering, intitulada "Um estudo sobre a interação adulto/crianças em grupos de idades mistas na educação infantil." Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994). Atualmente é professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Integra o Coletivo Ciranda - Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas , na mesma Universidade.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação da infância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, planejamento, currículo, aprendizagem e formação de professores. Tem vasta experiência em formação continuada de docentes universitários e professores da educação infantil e ensino fundamental. Possui também experiência ampla em assessoria pedagógica a Prefeituras no que tange à elaboração de propostas curriculares e programas de formação docente na modalidade continuada. Responde pela Direção de Ensino do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Gestão 2021-2025.

Downloads

Publicado

2022-04-23

Como Citar

Martins Junior, L., Dias, J., & Vidal Candido Frozza, M. (2022). Formação inicial de professores: desafios da implantação das Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(27), 213–231. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1712