ESTUDO DE CASO E JÚRI SIMULADO: DUAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA AULAS VIRTUAIS

Autores

  • Sibeli Balestrin Dalla Costa Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), campus Vilhena, Rondônia, Brasil
  • Claudelí Mistura Corrêa Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Manoel Maria Silva Negrão Secretaria de Educação do Estado de Amapá, Brasil; Prefeitura Municipal de Santana, Amapá, Brasil.
  • Derli Juliano Neuenfeldt Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Silvana Neumann Martins Universidade do Vale do Taquari (Univates). Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Palavras-chave:

Estratégias de ensino, Aulas virtuais, Estudo de caso, Júri simulado, Ensino superior

Resumo

O objetivo deste estudo é relatar a experiência pedagógica de uma professora do curso de Graduação em Farmácia sobre a utilização do Estudo de Caso e do Júri Simulado como estratégias de ensino em aulas virtuais. As aulas foram ministradas numa instituição de Ensino Superior do interior do estado de Rondônia. O Estudo de Caso e o Júri Simulado foram utilizados com uma turma de 15 alunos do 2º período do curso de Graduação em Farmácia, na disciplina de Ética e Legislação Farmacêutica. As aulas virtuais ocorreram no segundo semestre do ano de 2020, durante o período de pandemia da Covid-19. A experimentação destas estratégias de ensino permitiu a adaptação de práticas pedagógicas ao contexto da pandemia, sendo consideradas assertivas pelos acadêmicos, o que demonstra que as aulas virtuais podem proporcionar um ensino interativo de qualidade com a participação ativa dos alunos, além de contribuírem para o desenvolvimento do pensamento crítico durante o processo formativo do graduando em Farmácia. Conclui-se que, ao utilizar estas estratégias de ensino, os acadêmicos adquiriram conhecimentos relativos ao conteúdo proposto pela disciplina e experimentaram a interdisciplinaridade, o trabalho em grupo, além de serem estimulados a refletir a respeito da conduta ética frente a uma situação (caso) da rotina farmacêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sibeli Balestrin Dalla Costa, Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), campus Vilhena, Rondônia, Brasil

Graduação em Farmácia. Mestra em Ensino. Professora nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), campus Vilhena, Rondônia, Brasil.

Claudelí Mistura Corrêa, Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduação em Enfermagem. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Bolsista PROSUC/CAPES, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. Professora do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Manoel Maria Silva Negrão, Secretaria de Educação do Estado de Amapá, Brasil; Prefeitura Municipal de Santana, Amapá, Brasil.

Graduação em Pedagogia. Mestre em Ensino. Professor pela Secretaria de Educação do Estado de Amapá, Brasil e Coordenador pedagógico pela Prefeitura Municipal de Santana, Amapá, Brasil.

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduação em Educação Física – Licenciatura. Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento. Professor titular dos cursos de Educação Física - Licenciatura e Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Silvana Neumann Martins, Universidade do Vale do Taquari (Univates). Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduação em Letras. Doutorado em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação ​em Ensino (PPGEnsino) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.  

Publicado

2023-05-07

Como Citar

Balestrin Dalla Costa, S., Mistura Corrêa, C., Silva Negrão, M. M., Neuenfeldt, D. J., & Neumann Martins, S. (2023). ESTUDO DE CASO E JÚRI SIMULADO: DUAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA AULAS VIRTUAIS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 292–307. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2196

Edição

Seção

Relatos de Experiências