OUTROS SERTÕES NAS TELAS DO SUDESTE E DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Fabíola Moura Reis Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Ernani Machado de Freitas Lins Neto Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Iluska Maria da Silva Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Jornalismo Contextualizado com o Semiárido brasileiro, Telejornalismo, Televisão, Educação, Ecologia Humana

Resumo

Esse estudo investigou se e como as emissoras educativas de televisão exibem os saberes contextualizados sobre os territórios semiáridos e as populações locais, a partir das matérias e programas produzidos pela TV Caatinga, TV via web da Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf, que segue a proposta do Jornalismo Contextualizado com o Semiárido brasileiro. O estudo se estruturou a partir da pesquisa documental que investigou os arquivos de conteúdos produzidos pela TV Caatinga veiculados em rede nacional, de março de 2014 a dezembro de 2020, por três emissoras do Sudeste e Centro-Oeste do país, parceiras da TV universitária: TV Cultura, Canal Futura e TV Brasil, respectivamente. Foi necessário ainda complementar esse registro através do resgate das produções via internet e nos centros de documentação das emissoras parceiras estudadas. Para avaliar e comparar o conteúdo veiculado com a versão original, utilizou-se a análise da materialidade audiovisual e a etnopesquisa contrastiva. Como resultado, observou-se que 89,33% do conteúdo jornalístico publicado manteve a proposta de representação contextualizada com o Semiárido, o que colabora para a disseminação do conhecimento sobre esses territórios. Esta constatação possibilita que formadores de opinião acessem outras narrativas e, consequentemente, comuniquem e contribuam para transformar a representação do Semiárido na mídia e na sociedade. Embora em 10,67% do material exibido ainda haja uma insistência na narrativa estereotipada e engessada sobre esses territórios, conclui-se que a mudança de paradigma na representação do Semiárido na mídia passa inevitavelmente por conhecer, comunicar e transformar em múltiplas, as histórias contadas sobre esses territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Moura Reis Santos, Universidade do Estado da Bahia

 Jornalista. Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - Uneb. Doutoranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental -Uneb (conclusão prevista: 2024). Professora da Universidade do Estado da Bahia - Uneb, Departamento de Ciências Humanas, Colegiado de Jornalismo em Multimeios.

Ernani Machado de Freitas Lins Neto , Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Biotecnologia, Mestre em Botânica, Biólogo, Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf. Docente do Programa de pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental -PPGEcoH da Universidade do Estado da Bahia- Uneb.

Iluska Maria da Silva Coutinho , Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista e pós-doutora em Comunicação, professora no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF e do PPGCOM-UFJF. Coordena o grupo de pesquisa Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA).

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Moura Reis Santos, F., Machado de Freitas Lins Neto , E., & Maria da Silva Coutinho , I. (2023). OUTROS SERTÕES NAS TELAS DO SUDESTE E DISTRITO FEDERAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 180–210. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2214