O APLICATIVO AURASMA E A VIABILIDADE DO SEU USO NO ENISNO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas/Centro de Educação

Palavras-chave:

Ensino da Matemática., Realidade Aumentada (RA)., Formação do pedagogo.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com o apoio do aplicativo Aurasma na criação de Realidade Aumentada (RA) realizada no âmbito das atividades da disciplina Saberes e Metodologia do Ensino da Matemática 2, turnos Vespertino e Noturno, no Curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O objetivo deste estudo foi investigar as potencialidades do aplicativo Aurasma na formação do professor para o compartilhamento de ideias nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática. Para o universo da pesquisa participaram 36 alunos matriculados na disciplina e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e da observação participante. Constatamos que o uso do aplicativo Aurasma pode proporcionar práticas pedagógicas capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao ensino de Matemática de forma prazerosa, eficaz e lúdica, superando o paradigma educacional vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

Oliveira, C. A. de. (2019). O APLICATIVO AURASMA E A VIABILIDADE DO SEU USO NO ENISNO DE MATEMÁTICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 469–487. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/258

Edição

Seção

Relatos de Experiências