EDUCAR PARA LIBERTAR

POR UMA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Enio Silva da Costa

Palavras-chave:

Prisional, Educação Formal, Política Pública

Resumo

Na composição do universo do Sistema Prisional Brasileiro, há o importante papel desempenhado pela educação formal que funciona de forma precária em seus interiores. Compreender a contribuição da educação formal aos sujeitos que decidem iniciar ou dar continuidade aos processos formativos no cárcere e discutir a ausência de uma política pública educacional para os sujeitos privados de liberdade são questões inquietantes, que movem o presente artigo. Optei por uma pesquisa qualitativa, por compreender a complexidade social do objeto de estudo, assim como pelo fato de que o objeto de estudo não é algo estático, sem vida, indiferente, especialmente quando se tem com ele fortes implicações. A utilização de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas possibilitaram uma melhor compreensão do processo educacional, aliada à leitura de alguns teóricos que discutem a educação no Sistema Prisional. Longe de ser uma utopia ou uma regalia, a educação para os sujeitos encarcerados deve ser parte da engrenagem que move as prisões brasileiras, principalmente no tocante à urgente necessidade de uma política pública educacional.

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Biografia do Autor

  • Enio Silva da Costa

    Mestre em educação e pedagogo, atualmente trabalha no conjunto penal de juazeiro, além ser assessor
    voluntário da associação de pescadores da ilha do fogo

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Publicado

22-07-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DA COSTA, Enio Silva. EDUCAR PARA LIBERTAR: POR UMA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 4, n. 5, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/307. Acesso em: 18 ago. 2025.