INCLUSÃO EDUCACIONAL

DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES

Autores

  • Rosália Maria Netto Prados CEETEPS
  • Carlos Vital Giordano CEETEPS
  • Débora Bernardi Gradjean-Thomsen UMC

Palavras-chave:

Discursos Político-Educacionais;, Educação Especial;, Inclusão Educacional

Resumo

Neste artigo propõe-se uma discussão sobre os discursos político-educacionais de inclusão para uma análise do trabalho desenvolvido em classes hospitalares, em que se caracteriza o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, na circunstância de internação, na circunstância do atendimento em hospital ou atendimento pedagógico domiciliar.Nesse contexto, o acompanhamento pedagógico é considerado como uma estratégia de intervenção que auxilia alunos com demandas específicas no âmbito da aprendizagem, frente a situações adversas, mediante um planejamento individualizado, a fim de se identificar caminhos de aprendizagem para cada sujeito. Esta pesquisa teve como objetivos, descrever o histórico das políticas educacionais de inclusão; abordar as formas de suporte educacional oferecidas em classes hospitalares e em atendimentos pedagógicos domiciliares. O método, de abordagem qualitativa, constituiu-se de entrevista semiestruturada a professores e gestores dessa modalidade educacional. Verifica-se que a organização das classes hospitalares e dos atendimentos pedagógicos domiciliares, em conexão com as escolas regulares, torna-se essencial quando se entende que o aluno-paciente é um ser individual, livre, ativo e social, exposto a uma situação adversa, que necessita estar amparado por profissionais capacitados para conseguir prosseguir com seu processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Rosália Maria Netto Prados, CEETEPS

    Doutora em Semiótica e Linguística Geral (USP)

    Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS)

  • Carlos Vital Giordano, CEETEPS

    Doutor em Sociologia (PUC-SP)

    Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS)

  • Débora Bernardi Gradjean-Thomsen, UMC

    Mestre em Políticas Públicas (UMC)

     

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Publicado

27-03-2019

Edição

Seção

Dossiê Temático Inclusão escolar: políticas públicas, demandas e sua efetivação

Como Citar

PRADOS, Rosália Maria Netto; GIORDANO, Carlos Vital; GRADJEAN-THOMSEN, Débora Bernardi. INCLUSÃO EDUCACIONAL: DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 103–122, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/444. Acesso em: 18 ago. 2025.