HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA OU OBJETO DE PESQUISA NAS REVISTAS NA ÁREA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Bruna Luiz dos Santos IFRS - Campus Osório
  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira IFRS - Campus Osório

Palavras-chave:

História da Educação, História Oral, Classificação de artigos

Resumo

A História Oral tem sido empregada em muitas pesquisas sobre a História da educação como uma importante metodologia de preservação das memórias dos indivíduos que participaram de determinado momento histórico, para uma melhor compreensão do passado escolar. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi investigar os artigos publicados nas revistas da área de História da Educação que utilizam a História Oral como fonte, como metodologia ou como objeto de pesquisa. Desta maneira, foram catalogados todos os artigos encontrados e classificados, em tabelas, perante cinco categorias, as quais são: por revista, por ano de publicação, por instituição de origem dos autores, por recorte temporal e por recorte regional, este último dividido ainda por países e por estados e cidades do Brasil. Nesse sentido, pretende-se apresentar como o tema “História Oral” aparece nessas revistas de acordo com as categorias pesquisadas. A partir dos percentuais encontrados durante a pesquisa, percebeu-se que a maior parte das publicações sobre História Oral constam nas revistas Cadernos de História da Educação e Cadernos do CEOM. A maior parte dos artigos com o tema foram publicados entre os anos 2017 e 2019, sendo o pico no ano de 2018. Quanto às instituições de origem dos autores, as publicações concentraram-se na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Dentre os inúmeros recortes temporais, o mais utilizado é o período da Ditadura Militar (1964-1985) e o maior número de publicações com o assunto é no Brasil, e se concentram nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Deste modo, espera-se ressaltar, com esta análise, as potencialidades desse significativo instrumento de pesquisa nas investigações historiográficas.

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Publicado

25-08-2021

Como Citar

LUIZ DOS SANTOS, Bruna; MARTIARENA DE OLIVEIRA, Maria Augusta. HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA OU OBJETO DE PESQUISA NAS REVISTAS NA ÁREA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Revista de Educação do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 518–535, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1282. Acesso em: 18 nov. 2025.