OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA

Autores

  • Manoel Messias Alves de Souza UNIVASF
  • Jéssica da Silva Pires Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Juliana Custódia de Carvalho Lemos
  • Marciano Carvalho da Silva
  • Rosangela Vieira de Souza

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Síndrome de Down, Trissomia 21, pandemia da Covid-19

Resumo

A pandemia causada pela Covid-19 tem trazido sequelas inimagináveis para todos os setores da sociedade brasileira, com especial impacto na qualidade da educação entre os anos de 2020 e 2022. Nesse cenário de prejuízos educacionais, destaca-se a ausência de alternativas pedagógicas para garantir mínima qualidade de apoio as crianças com Síndrome de Down. Este manuscrito objetiva relatar a contribuição de um projeto educacional desenvolvido no âmbito da disciplina Ciência e Diversidade Humana do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco intitulado “Olimpíada Down”. O projeto foi desenvolvido visando criar pontes entre as famílias e os processos educativos, empoderando crianças com Síndrome de Down, especialmente no contexto do necessário isolamento social caudado pelas restrições impostas pelas autoridades sanitárias brasileiras, devido a pandemia da Covid-19; bem como fomentar o aprendizado dos licenciandos envolvidos na proposta com foco no empreendedorismo em sala de aula, tangenciando os preceitos da aprendizagem baseada em projetos. Dentre os resultados destaca-se a participação de alunos/famílias de quatro estados da federação, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná e o Distrito Federal e o alcance de mais de 60 mil contas no Instagram. Esses resultados sinalizam para a necessidade de um olhar especial, em tempos de isolamento social, para as abordagens da aprendizagem baseada em projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica da Silva Pires, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui graduação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2019). , atuando principalmente nos seguintes temas: neoplasia maligna, determinantes sociais, câncer e mortalidade. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido - PPGDiDeS na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. (Texto informado pelo autor)

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Alves de Souza, M. M., da Silva Pires, J. ., Custódia de Carvalho Lemos, J. ., Carvalho da Silva, M., & Vieira de Souza, R. (2022). OLIMPÍADA DOWN – CELEBRANDO A DIVERSIDADE HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA MODALIDADE REMOTA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(29), 299–321. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1840