RELATO DE EXPERIÊNCIA

REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Docência em Psicologia, Pessoa com deficiência, Teste projetivo, Estudantes

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo refletir acerca da docência em curso de Psicologia ao propor atividade conjunta das disciplinas Psicologia e a Pessoa com Deficiência e Psicologia: Entrevistas e Testes Projetivos para adaptação de testes projetivos por graduandos para pessoas com deficiência. Os discentes elaboraram proposta de adaptação de testes projetivos, estudaram o conceito de Desenho Universal e a Nota Técnica Nº 4/2019/GTEC/CG do Conselho Federal de Psicologia. Os estudantes tiveram acesso a materiais sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ao Estatuto da Pessoa com Deficiência para realizarem a atividade. Os grupos de graduandos escolheram o teste e o adaptaram para proporcionar o acesso de pessoas com deficiências a esse recurso da avaliação psicológica. Os discentes demonstraram em suas atividades a necessidade de não somente adaptar os testes projetivos, mas que o planejamento e elaboração de testes para avaliação psicológica deveriam ser mais inclusivos. As docentes consideraram que a atividade interdisciplinar proporcionou reflexões sobre a atuação docente e a necessidade de propor atividades inclusivas como esta adaptação de testes projetivos para as pessoas com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Dias Almeida, UNINASSAU

Psicóloga. Doutora e Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE). Bacharel em Psicologia (UNIVASF). Licenciatura em História (UPE). Docente do curso de Psicologia na UNINASSAU - Petrolina.

Layane Souza da Silva, UNINASSAU PETROLINA

Psicóloga. Especialista em Gestão de Pessoas (UNIT).  Mestranda em Psicologia (UNIVASF). Bacharel em Psicologia (UNIVASF). Docente do curso de Psicologia na UNINASSAU - Petrolina.

Publicado

2023-05-07

Como Citar

Dias Almeida, D., & Souza da Silva, L. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 255–273. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1863

Edição

Seção

Relatos de Experiências