FORMAÇÃO DE JOVENS PARA A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

UMA INTERCESSÃO ENTRE DIREITO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Marcelo Torres de Paula Centro Universitário Una
  • Maria Lucia Miranda Afonso Centro Universitário Una

Palavras-chave:

Juventude, Participação política, Educação em direitos humanos

Resumo

O presente artigo aponta para o surgimento do Estado Democrático de Direito como modelo de atuação estatal, onde a participação da sociedade é preponderante na formulação das políticas públicas. Delimitando o campo de investigação à participação da juventude, torna-se necessário promover uma formação dos jovens sobre o conteúdo e amplitude dos direitos humanos/fundamentais, bem como do sistema político brasileiro. Torna-se igualmente importante compreender como tem se efetivado a participação política da juventude na atualidade, de forma a compreender a visão dos jovens sobre o tema e ampliar o leque de possibilidades de participação, sem, contudo, desconsiderar a importância dos mecanismos participativos tradicionais. Por fim, defende-se que a educação em direitos humanos incorpore os conteúdos dos direitos fundamentais e do sistema político, especialmente porque os jovens de 16 anos já se encontram diante da possibilidade do voto.

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Biografias do Autor

  • Marcelo Torres de Paula, Centro Universitário Una

    Advogado. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA-BH)

  • Maria Lucia Miranda Afonso, Centro Universitário Una

    Doutora em Educação. Professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA-BH)

     

Publicado

2018-09-14

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

DE PAULA, Marcelo Torres; MIRANDA AFONSO, Maria Lucia. FORMAÇÃO DE JOVENS PARA A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA: UMA INTERCESSÃO ENTRE DIREITO E EDUCAÇÃO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 8, n. 16, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/243. Acesso em: 18 ago. 2025.