As urgências da docência: Saúde mental de docentes no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Docentes, Ensino Fundamental, Saúde MentalResumo
Dentro da realidade de professoras e professores do Ensino Fundamental estudos apontam aumento nos índices de esgotamento mental e necessidade de apoio emocional diante das condições de trabalho, estresse ocupacional e dificuldade de adaptação a novas rotinas. Realizou-se uma Revisão do Estado da Arte com o objetivo de identificar quais são as discussões e intervenções realizadas acerca da saúde mental de docentes do Ensino Fundamental no contexto brasileiro, nos anos de 2018 a 2024. Para coleta de dados foi levado em consideração artigos publicados nas bases de dados SCIELO, LILACS e PERIÓDICO CAPES. Como resultados principais foi possível analisar que o contexto da docência tem sido gerador de sofrimento psíquico devido a pressões institucionais, sobrecarga de trabalho, agressividade dos alunos e desmotivação profissional. Identificou-se ainda um baixo número de intervenções de cunho psicossocial que pudessem contribuir com a diminuição desses fatores de adoecimento, indicando a necessidade de trabalhos dessa natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.









