A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTE

UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Clairton Balbueno Contreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Noberto Krug

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Ensino Superior, Trajetória Formativa, Educação Física, Espaços Formativos

Resumo

Existem muitas práticas de ensino em voga, mas, ao discutirmos as questões que envolvem as metodologias adotadas pelos professores, torna-se necessária a apresentação de alguns pontos importantes, que correspondem à vida profissional deles, justificando algumas escolhas metodológicas no desenvolvimento diário do trabalho. Sendo assim, esta investigação teve como objetivo reconhecer os fatos significativos da trajetória formativa de professores do ensino superior que auxiliaram na construção de seus saberes docentes. A pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso e utilizou a entrevista semiestruturada, assim como a análise de conteúdo para a coleta e exploração das informações. Participaram do estudo seis (06) professores efetivos do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM). Constatou-se que mesmo com opiniões diferenciadas sobre os momentos mais importantes na construção de seus saberes, foi possível perceber três dimensões (trabalho em grupo de estudo, gosto pela profissão e constante busca pelo conhecimento), proporcionando o compartilhamento de diferentes saberes em seus respectivos grupos de pesquisa, como também a mudança de concepção de ensino e prática da Educação Física durante a pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clairton Balbueno Contreira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação

Hugo Noberto Krug

Doutor em Educação e Ciência do Movimento Humano

Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria

 

Downloads

Publicado

2015-12-19

Como Citar

Contreira, C. B., & Krug, H. N. (2015). A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 5(9). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/103

Edição

Seção

Artigos