A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTE

UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Authors

  • Clairton Balbueno Contreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Noberto Krug

Keywords:

Saberes Docentes, Ensino Superior, Trajetória Formativa, Educação Física, Espaços Formativos

Abstract

Existem muitas práticas de ensino em voga, mas, ao discutirmos as questões que envolvem as metodologias adotadas pelos professores, torna-se necessária a apresentação de alguns pontos importantes, que correspondem à vida profissional deles, justificando algumas escolhas metodológicas no desenvolvimento diário do trabalho. Sendo assim, esta investigação teve como objetivo reconhecer os fatos significativos da trajetória formativa de professores do ensino superior que auxiliaram na construção de seus saberes docentes. A pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso e utilizou a entrevista semiestruturada, assim como a análise de conteúdo para a coleta e exploração das informações. Participaram do estudo seis (06) professores efetivos do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM). Constatou-se que mesmo com opiniões diferenciadas sobre os momentos mais importantes na construção de seus saberes, foi possível perceber três dimensões (trabalho em grupo de estudo, gosto pela profissão e constante busca pelo conhecimento), proporcionando o compartilhamento de diferentes saberes em seus respectivos grupos de pesquisa, como também a mudança de concepção de ensino e prática da Educação Física durante a pós-graduação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Clairton Balbueno Contreira, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestre em Educação

  • Hugo Noberto Krug

    Doutor em Educação e Ciência do Movimento Humano

    Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria

     

Published

2015-12-19

Issue

Section

Artigos

How to Cite

CONTREIRA, Clairton Balbueno; KRUG, Hugo Noberto. A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 5, n. 9, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/103. Acesso em: 10 sep. 2025.