INTEGRAÇÃO ENTRE A GAMIFICAÇÃO E A ABORDAGEM STEAM NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Maria das Graças Cleophas Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Palavras-chave:

Ensino de Química, Gamificação, STEAM

Resumo

Promover uma Educação Científica que fomente o surgimento de habilidades e competências necessárias para o século XXI é, sem dúvida, um grande desafio para todos os níveis de ensino. Este artigo visa contribuir com proposições que possam agregar benefícios ao processo de ensino e aprendizagem de Ciências/Química. Para tanto, ele mostra o uso da gamificação no ensino de Química quando integrado a uma abordagem STEAM (termo em inglês para agrupar conhecimentos sobre Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Nesta pesquisa é proposto e aplicado um modelo de integração entre a gamificação e a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática que foi denominado Modelo Didático MASTEAM (MD-MASTEAM). A investigação realizada lança luz sobre pontos que são interessantes para o contexto educacional da atualidade, pois enfatiza a necessidade de propor novas práticas pedagógicas que possam repaginar enfoques tradicionais aplicados em relação a conceitos curriculares empregados no ensino de Química, denota a importância do uso das tecnologias móveis em uma estratégia gamificada e, por fim, enfatiza que a gamificação dos processos de ensinagem de Química, numa perspectiva baseada na abordagem STEAM, é amplamente viável e deve ser incentivada como forma de contribuir com o aumento do engajamento dos alunos, com a motivação e a promoção de diferentes conhecimentos, habilidades e atitudes.

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Biografia do Autor

  • Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Doutora em Ensino das Ciências

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Publicado

2020-10-09

Como Citar

CLEOPHAS, Maria das Graças. INTEGRAÇÃO ENTRE A GAMIFICAÇÃO E A ABORDAGEM STEAM NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 78–109, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1087. Acesso em: 29 maio. 2025.

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