ENSINO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MEDICINA NO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Catarina Sepini Pires Grilo UERN
  • Alvaro Micael Duarte Fonseca UERN https://orcid.org/0000-0001-8864-3921
  • José Antonio da Silva Júnior UERN
  • Rita de Cássia da Silva Medeiros UERN
  • Ellany Gurgel Cosme do Nascimento UERN

Palavras-chave:

medicina, graduação, lgbtqia , saúde, nordeste

Resumo

O ensino na graduação de medicina tem, até os dias atuais, uma base cisheteronormativa, focando o aspecto biológico do sujeito e excluindo questões culturais, sociais e subjetivas, estas que são de extrema importância no processo do cuidado. Com isso, o estudo tem como objetivo analisar o ensino de gênero e sexualidade nas universidades públicas de medicina inseridas no Nordeste por meio do levantamento dos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) que incluem a temática. Trata-se de um estudo transversal do tipo descritivo e de análise documental, realizado por meio da análise de PPCs, obtidos no sítio eletrônico, dos cursos de medicina das universidades públicas dos estados da região nordeste, entre setembro de 2022 a março de 2023. A amostra foi de 38 PPCs, sendo 27 (71,1%) de universidades federais e 11 (28,9%) de universidades estaduais. Observou-se que dos 38 PPCs, 23 (60,5%) falam sobre gênero e sexualidade e 15 (39,5%) não tratam da temática, entre eles, 17 (74%) em disciplina obrigatória, 4 (17,3%) optativas e 2 em ambas (8,7%). Observou-se que 60,5% das universidades federais e estaduais do Nordeste citam a temática de gênero e/ou sexualidade nos PPCs dos cursos de medicina. Entende-se necessário que a temática seja inserida no ciclo básico e clínico do curso, para que promovam um olhar os pacientes de forma humanizada e integralizada, para além do corpo biológico.

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Biografia do Autor

Catarina Sepini Pires Grilo, UERN

Graduanda em Medicina na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Alvaro Micael Duarte Fonseca, UERN

Psicólogo; Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

José Antonio da Silva Júnior, UERN

Enfermeiro; Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Rita de Cássia da Silva Medeiros, UERN

Assistente Social; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, UERN

Enfermeira; Doutora em Ciências da Saúde e Professora Permanente do Programa de Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

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Publicado

2024-04-20

Como Citar

Catarina Sepini Pires Grilo, Duarte Fonseca, A. M., Silva Júnior, J. A. da, Rita de Cássia da Silva Medeiros, & Gurgel Cosme do Nascimento, E. (2024). ENSINO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MEDICINA NO NORDESTE DO BRASIL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2662