ENSINO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MEDICINA NO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11958395Keywords:
medicina, graduação, lgbtqia , saúde, nordesteAbstract
O ensino na graduação de medicina tem, até os dias atuais, uma base cisheteronormativa, focando o aspecto biológico do sujeito e excluindo questões culturais, sociais e subjetivas, estas que são de extrema importância no processo do cuidado. Com isso, o estudo tem como objetivo analisar o ensino de gênero e sexualidade nas universidades públicas de medicina inseridas no Nordeste por meio do levantamento dos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) que incluem a temática. Trata-se de um estudo transversal do tipo descritivo e de análise documental, realizado por meio da análise de PPCs, obtidos no sítio eletrônico, dos cursos de medicina das universidades públicas dos estados da região nordeste, entre setembro de 2022 a março de 2023. A amostra foi de 38 PPCs, sendo 27 (71,1%) de universidades federais e 11 (28,9%) de universidades estaduais. Observou-se que dos 38 PPCs, 23 (60,5%) falam sobre gênero e sexualidade e 15 (39,5%) não tratam da temática, entre eles, 17 (74%) em disciplina obrigatória, 4 (17,3%) optativas e 2 em ambas (8,7%). Observou-se que 60,5% das universidades federais e estaduais do Nordeste citam a temática de gênero e/ou sexualidade nos PPCs dos cursos de medicina. Entende-se necessário que a temática seja inserida no ciclo básico e clínico do curso, para que promovam um olhar os pacientes de forma humanizada e integralizada, para além do corpo biológico.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

