O simples e o complexo na educação científica

da ciência à formação docente

Autores

  • Gisele Lemos Shaw Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O presente texto provém de reflexões acerca das relações entre educação científica e a complexidade. A partir da revisão de bibliografias que discutem o complexo, a educação científica e a formação docente, este trabalho objetiva situar a educação científica no paradigma da complexidade. O trabalho é introduzido a partir da contextualização do paradigma da complexidade no universo científico, apresentando a imersão da complexidade em várias áreas do saber (biologia, química, física e matemática). No primeiro tópico discute-se a identidade complexa da prática educativa, alguns de seus componentes e a necessidade do pensar complexo. Em seguida, analisa-se o posicionamento docente frente ao complexo, as concepções didático-epistemológicas docentes e as lógicas avaliativas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora Auxiliar da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Downloads

Publicado

2010-06-29

Como Citar

Shaw, G. L. (2010). O simples e o complexo na educação científica: da ciência à formação docente. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 1(1). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/350

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)