O simples e o complexo na educação científica

da ciência à formação docente

Authors

  • Gisele Lemos Shaw Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14536034

Keywords:

Educação

Abstract

O presente texto provém de reflexões acerca das relações entre educação científica e a complexidade. A partir da revisão de bibliografias que discutem o complexo, a educação científica e a formação docente, este trabalho objetiva situar a educação científica no paradigma da complexidade. O trabalho é introduzido a partir da contextualização do paradigma da complexidade no universo científico, apresentando a imersão da complexidade em várias áreas do saber (biologia, química, física e matemática). No primeiro tópico discute-se a identidade complexa da prática educativa, alguns de seus componentes e a necessidade do pensar complexo. Em seguida, analisa-se o posicionamento docente frente ao complexo, as concepções didático-epistemológicas docentes e as lógicas avaliativas.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Gisele Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Professora Auxiliar da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Published

2010-06-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SHAW, Gisele Lemos. O simples e o complexo na educação científica: da ciência à formação docente. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.5281/zenodo.14536034. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/350. Acesso em: 6 jul. 2025.

Similar Articles

1-10 of 499

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)