O simples e o complexo na educação científica

da ciência à formação docente

Auteurs-es

  • Gisele Lemos Shaw Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mots-clés :

Educação

Résumé

O presente texto provém de reflexões acerca das relações entre educação científica e a complexidade. A partir da revisão de bibliografias que discutem o complexo, a educação científica e a formação docente, este trabalho objetiva situar a educação científica no paradigma da complexidade. O trabalho é introduzido a partir da contextualização do paradigma da complexidade no universo científico, apresentando a imersão da complexidade em várias áreas do saber (biologia, química, física e matemática). No primeiro tópico discute-se a identidade complexa da prática educativa, alguns de seus componentes e a necessidade do pensar complexo. Em seguida, analisa-se o posicionamento docente frente ao complexo, as concepções didático-epistemológicas docentes e as lógicas avaliativas.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Gisele Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora Auxiliar da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Téléchargements

Publié-e

2010-06-29

Comment citer

Shaw, G. L. (2010). O simples e o complexo na educação científica: da ciência à formação docente. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 1(1). Consulté à l’adresse https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/350

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.