AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA
UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PIAUÍ
Keywords:
Práticas Corporais de Aventura, PCA, Educação Física, Ensino, CurrículoAbstract
O objetivo desse artigo é analisar as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) na Proposta Curricular do Piauí nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizada uma análise documental do Documento Curricular do Ensino Fundamental do estado do Piauí. Foram selecionados tópicos sobre o ensino das PCAs e organizados em quatro categorias: Dimensões do conteúdo nas PCAs; Integridade física e segurança nas PCAs; Adaptação das PCAs à realidade escolar; e, As PCAs e a preservação do patrimônio público e natural. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A presença do conteúdo PCAs no currículo, além de assegurar sua abordagem nas aulas de Educação Física diversificam as práticas corporais a serem vivenciadas na educação básica. No entanto, esse conteúdo só é proposto ao 6° e 7° ano, divergindo da BNCC, que prescreve sua tematização do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

