O uso da trilha ecológica no ensino de ciências: preservação do meio ambiente:

Authors

  • Olizania Batista Cruz Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Sara Sá de Andrade Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Dekarla Xisto Oliveira Colégio Luiz Eduardo Magalhães - Senhor do Bonfim/BA
  • Jaderson de Araujo Barros Barbosa Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Keywords:

Biologia, Educação Ambiental, Ensino Médio

Abstract

A aula de ciências tem como objetivo entre outros assuntos, explorar informações associadas aos fatores ambientais. Para que as aulas não se tornem monótonas e pensando em uma abordagem dinâmica com os alunos, a trilha ecológica pode ser um dos diversos recursos didáticos práticos existentes.  A trilha ecológica foi realizada com os alunos do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Colégio Modelo) localizado na cidade de Senhor do Bonfim, a trilha realizada está localizada na entrada da cidade de Campo Formoso Bahia, que está a 26 km de Senhor do Bonfim, chamada de Trilha Ecológica do Poço do Ouro. Durante a Trilha Ecológica do Poço do Ouro, foi explicado sobre a importância da preservação do meio ambiente para a fauna e a flora presente no local.

Palavras-chave: Trilha Ecológica do Poço do Ouro. Espaço não-formal. Educação Ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Olizania Batista Cruz, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

    Olizania Batista Cruz, possui ensino médio completo. Graduação em andamento de licenciatura em Ciências da Natureza na instituição Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), participa do grupo de pesquisa História, Ciência e Cultura o qual atua na área da História Cultural da Ciência. Atualmente participa do programa Residência Pedagógica, Ciências da Natureza (UNIVASF)

  • Sara Sá de Andrade, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

    Sara Sá de Andrade possui ensino médio completo pelo Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães. Graduanda em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atuou como voluntária no Programa Residência Pedagógica (PRP) pela UNIVASF com financiamento da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • Dekarla Xisto Oliveira, Colégio Luiz Eduardo Magalhães - Senhor do Bonfim/BA

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Bahia - Campus VII - Senhor do Bonfim-BA (2001), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Bahia - Campus VII - Senhor do Bonfim-BA (2011) e mestrado em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2015). Atualmente é professor tutor ead da Universidade Norte do Paraná e professora - Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães. Preceptora de Ciências Biológicas no Programa Institucional Residência Pedagógica na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de Educação e Ciências Biológicas.

  • Jaderson de Araujo Barros Barbosa, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

    Possui graduação em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (2009), mestrado em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2012) e doutorado em Biotecnologia - RENORBIO pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: polímeros, materiais nanoestruturados e eletrofiação.

References

BARBOSA, Marilene Vieira; DE MENDONÇA PIMENTEL, Rejane Magalhães; BILAR, Alexsandro Bezerra Correia. Multidisciplinaridade da percepção ambiental aplicada às relações homem-natureza: Revisão sistemática. Journal of Environmental Analysis and Progress, v. 5, n. 2, p. 156-168, 2020.

BUZATTO, Laiza; KUHNEN, Cláudia Felin Cerutti. Trilhas interpretativas uma prática para a educação ambiental. Vivências, v. 16, n. 30, p. 291-231, 2020.

CAMARGO, Nilce Svarcz Jungles de; BLASZKO, Caroline Ellizabel; UJIIE, Nájela Tavares. O ensino de ciências e o papel do professor: concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. In: Anais do XII Congresso Nacional de Educação. 2015.

DA SILVA, Mirele Milani; NETTO, Tatiane Almeida; AZEVEDO, Letícia Fátima de; SCARTON, Laura Patrícia; HILLIG, Clayton. Trilha ecológica como prática de educação ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, p. 705-719, 2012.

DOS SANTOS CHAGAS, Ilsema; DE OLIVEIRA REIS, Igor Adriano. Aula de campo como prática educativa na educação ambiental e o ensino médio integrado na EPT. Editora Licuri, p. 33-42, 2024.

JACOBI, Claudia Maria; FLEURY, Lorena Cândido; ROCHA, Ana Carolina Costa Lara. Percepção ambiental em unidades de conservação: experiência com diferentes grupos etários no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, MG. In: Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Belo Horizonte. 2004.

PINHEIRO, Lana Beatriz Corrêa; LIMA, Francielber de Sousa; ROCHA, Tainá Teixeira; TAVARES-MARTINS, Ana Cláudia Caldeira. Ressignificação das percepções de natureza, meio ambiente e educação ambiental através de uma trilha ecológica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.11, n.1, p. 196-214, 2016.

QUITÁ, Carolina Ferreira et al. Análise das abordagens sobre Trilhas Ecológicas em eventos de ensino de Ciências e Educação Ambiental. Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade, v. 5, 2016.

REIGOTA, Marcos. Educação Ambiental frente aos desafios apresentados pelos discursos contemporâneos sobre a natureza. Educação e Pesquisa, v.36, n.2, p. 539-553, 2010.

ROCHA, Marcelo Borges; HENRIQUE, Roberto Luis; QUITÁ, Carolina; SILVEIRA, Luis Felipe; VASCONCELOS, Victor. Estudos sobre trilhas: uma análise de tendências em eventos de Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Acta Scientiae, v. 18, n. 2, 2016.

SAUVÈ, Lucie. Environmental Educationand Sustainable Development: A Further Appraisal. Canadian Journal of Environmental Education (CJEE), p. 7-34, 1996.

Published

2025-09-02

How to Cite

CRUZ, Olizania Batista; ANDRADE, Sara Sá de; OLIVEIRA, Dekarla Xisto; BARBOSA, Jaderson de Araujo Barros. O uso da trilha ecológica no ensino de ciências: preservação do meio ambiente:. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 37, p. A1 – 1 , 2025. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2763. Acesso em: 5 sep. 2025.