Prática pedagógica:

os desafios na construção da prática docente com princípio pedagógico

Authors

  • Maria Luciana da Silva Nóbrega Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14536051

Keywords:

prática pedagógica, docência, educação

Abstract

A prática pedagógica reflete a experiência, a fundamentação e o embasamento teórico que o indivíduo acumula em sua formação até a construção da figura do ‘profissional da Educação’. Entre a teoria e a prática, revela-se a existência de um fosso, que põe de um lado a ‘Educação que queremos’ e do outro, a ‘Educação que oferecemos’. A partir dessa constatação, podemos refletir acerca dos elementos, situações e causas que contribuem para esta disparidade. Onde residem os principais problemas na/da prática pedagógica? No ser, no meio, no contexto, nos instrumentos? Cabe a nós, educadores, analisar de forma madura e isenta nossos limites e potencialidades, sempre na busca de proporcionar uma prática docente com princípio pedagógico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Maria Luciana da Silva Nóbrega, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Professora Assistente da UNIVASF, Colegiado de Ciências da Natureza (São Raimundo NonatoPI)

Published

2010-06-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

NÓBREGA, Maria Luciana da Silva. Prática pedagógica:: os desafios na construção da prática docente com princípio pedagógico. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.5281/zenodo.14536051. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/351. Acesso em: 17 aug. 2025.