EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO GAME MULTICRAFT NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Janice Souza Mebs Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Luiz Martins Junior Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Marcia Vidal Candido Frozza Uniasselvi

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Gamificação, Ensino de Geografia

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de especialização em Ciência e Tecnologia de uma Instituição de ensino catarinense, cujo objetivo foi explorar as potencialidades do Game Multicraft no processo de construção do raciocínio geográfico e as transformações espaciais a partir do seguinte problema: Quais são as potencialidades do Game Multicraft que os(as) professores(as) podem explorar na aprendizagem da Geografia Escolar? Em função do objetivo traçado e da questão problema, a metodologia ancorou-se na pesquisa do tipo qualitativa com a abordagem do estudo de caso envolvendo trinta e três estudantes de uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental com idade entre onze e treze anos. O lócus da investigação foi uma escola municipal localizada na área periférica do município de Joinville/SC. Para a geração de dados, foi aplicado uma atividade prática “Gamificando os Setores da Economia” utilizando a interface do Game Multicraft e adaptando-a aos conteúdos geográficos, e posterior aplicação de um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas. Os achados da investigação evidenciaram, a princípio, que o uso desse Game no ensino de Geografia contribuiu para uma aprendizagem interativa, colaborativa e criativa. Além do que, o seu uso possibilitou que os/as estudantes obtivessem maior contextualização em relação aos conteúdos e conceitos trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janice Souza Mebs, Universidade da Região de Joinville - Univille

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville (2013) com especialização em Ciência e Tecnologia pela UFSC - Campus Joinville (2017). Atuou como professora de geografia ensino fundamental e médio nas redes municipal e estadual do município de Joinville. Tem experiência com mapeamento de dados demográficos no município de Joinville, onde trabalhou como supervisora do Censo 2010 e como estagiária de geografia na área de pesquisa no IPPUJ, onde participou da elaboração de dois relatórios técnicos do município. Também foi bolsista de pesquisa na Univille dos projetos EECULT E ECEFER voltado para o levantamento das escolas rurais no território do litoral de Santa Catarina.

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciado em geografia-bacharelado e licenciatura pela Universidade da Região de Joinville (2013), Licenciado em Pedagogia pela UNINTER (2016), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (2020). Cursou o doutoramento Sanduíche na Universidade de Lisboa - Portugal (2018) no Programa de Educação. Tem experiência em tutoria á distância pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), experiência como professor orientador na especialização Cultura Digital pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), experiência como professor da Educação Básica na rede pública. Participou como avaliador do Livro Didático (PNLD) em 2019 e 2020. Especialista em Inclusão e direitos da pessoa com deficiência pelo Instituto de Educação CBI of MIAMI. Foi professor autor (conteudista) da Instituição UNIASSELVI (2016-2017). Vereador em Itapoá na gestão entre 2021-2024.

Marcia Vidal Candido Frozza, Uniasselvi

Graduada em Letras - Português e Literatura Brasileira (2001) e Mestre em Literatura Brasileira (2003), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciada em Pedagogia no Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2021). Pós-graduanda em Psicopedagogia no Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI (2021). Atuou como professora de Literatura, Produção textual, Gramática e revisora de textos no Colégio Bom Jesus Diocesano, de Lages (SC); professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual no Colégio Paradigma, de São Joaquim (SC), e na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Vernácula, Revisão de textos, Teoria e Análise literária, Língua Portuguesa, Análise linguística e Linguística aplicada; Pedagogia. Autônoma, trabalha com revisão e formatação de textos e com Assessoria a professores de escolas públicas em elaboração de Projetos interdisciplinares. Presta Consultoria para edição de livros no formato impresso e digital.

Publicado

2022-06-25

Como Citar

Souza Mebs, J., Martins Junior, L., & Vidal Candido Frozza, M. (2022). EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO GAME MULTICRAFT NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ESCOLAR . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 35–59. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1742

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)