EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE

UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA

Autores/as

  • Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias Unifesp

Palabras clave:

interdisciplinaridade, educação não formal, movimento escoteiro, jogos, aprendizagem baseada em problemas

Resumen

Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, que tem como objetivo discutir a educação não formal e a interdisciplinaridade a partir da pedagogia escoteira. No estudo fazemos breves debates sobre os conceitos em discussão, visto que surgiram num mesmo período histórico e apontam para um processo de reforma da educação que buscou superar os modelos estabelecidos, e evidenciando que ambos não têm um consenso dentro da academia. Apresentamos a pedagogia escoteira, apontando para sua trajetória reformista desde o inicio do século XX, que tem o jogo, como ferramenta central de sua pedagogia, que proporciona problemas a serem resolvidos pelos escoteiros. Assim, ao dialogar com a pedagogia escoteira, buscamos aproximar os conceitos de educação não formal e interdicisplinaridade.

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Biografía del autor/a

  • Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias, Unifesp

    Doutor em Educação – Unicamp

    Pedagogo da Unifesp

Publicado

2022-04-22

Cómo citar

SAMPAIO BURGOS DIAS, Carlos Eduardo. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 28–53, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1160. Acesso em: 16 aug. 2025.