REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FORMAÇÃO INICIAL PELOS LICENCIANDOS EM MÚSICA DA UFPE

Autores/as

  • Suzana Borba da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Rejane Silva Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Formação de professores de música, Teoria das representações sociais Licenciatura em música

Resumen

O presente artigo objetivou compreender as representações sociais no processo de formação inicial de professores de Música da UFPE. Adotamos como aporte teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS), formulada por Serge Moscovici em 1961 e a Teoria do Núcleo Central (TNC) delineada pelo psicólogo Jean Claude-Abric em 1976. Norteada pelo enfoque qualitativo online a pesquisa consistiu no emprego de duas etapas distintas, ou seja, a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e as entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo 48 estudantes na primeira etapa e 9 estudantes na segunda etapa. O material foi analisado com o auxílio do software IRAMUTEQ e as entrevistas semiestruturadas com o emprego da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). A categorização foi delineada com base nos saberes docentes elencados por Tardif (2010). Os resultados revelam que a estrutura interna das representações sociais dos estudantes se organiza em torno da categoria disciplinar, apontando que a ênfase da formação ainda se fundamenta na noção do habitus conservatorial que consiste na prevalência da matriz curricular que norteia o curso de disciplinas específicas e aplicação métodos de ensino que priorizam o desenvolvimento técnico para o domínio instrumental e vocal. Identificamos que o núcleo central é constituído pelas categorias pedagógica e afetiva. Tais resultados apontam a necessidade da matriz curricular do curso ampliar os conhecimentos pedagógicos e articulá-los com os específicos (disciplinares), bem como aprofundar e esclarecer os objetivos do curso e as esferas de atuação do educador musical.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Suzana Borba da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pernambuco, UFPE, Recife-PE.

  • Rejane Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Possui graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com atuação no Centro de Educação, no Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e no Programa de Pós graduação em Educação / PPGE.É líder do Grupo de Pesquisa GIERSE (Grupo Interdisciplinar de Estudos Sobre Representações Sociais e Educação), Desenvolve pesquisa no CIERS-Ed (Centro Internacional em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação) e na Cátedra de Profissionalização Docente da UNESCO. Faz parte da Academia Igarassuense de Cultura e Letras, sendo atualmente diretora presidente (2020/2023) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, formação de professor da educação básica, políticas educacionais, gestão educacional.

Publicado

2022-10-03

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade

Cómo citar

BORBA DA SILVA, Suzana; SILVA, Rejane. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FORMAÇÃO INICIAL PELOS LICENCIANDOS EM MÚSICA DA UFPE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 12, n. 29, p. 367–393, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2099. Acesso em: 18 aug. 2025.