AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • Fernanda Centa UFSM
  • Kelen Krüger UFSM
  • Liane Much UFSM
  • Priscila Leal FAVENI

Palabras clave:

Abordagem Temática, Educação de Jovens e Adultos, Pedagogia

Resumen

O presente estudo objetivou verificar a importância da Abordagem Temática nas aulas da Educação de Jovens e Adultos.na disciplina de Língua Portuguesa com alunos do primeiro ano da etapa do Ensino Médio. Este foi realizado através da aplicação de um módulo didático em uma Escola Estadual pertencente a região de Santana do Livramento – RS. O tema trabalhado foi “Vivências nas Redes Sociais”. A metodologia e organização do módulo didático foi constituído através dos Três Momentos Pedagógicos.  Este trabalho, também, visa demonstrar um ensino crítico, não baseado apenas em conceitos. Como resultados obtidos, pode-se concluir que, o trabalho com a Abordagem Temática, desperta nos educandos uma visão critica da sua realidade, e ainda, o uso da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos leva o aluno a tornar-se sujeito ativo na sua aprendizagem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Kelen Krüger, UFSM

    Licenciada em Física (IFFAR) Universidade Federal de Santa Maria

  • Liane Much, UFSM

    Mestre em Educação (UFSM) Universidade Federal de Santa Maria)

  • Priscila Leal, FAVENI

    Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FAVENI) Especialista em Docência Superior e Educação de Jovens e Adultos – EJA (FAVENI)

Publicado

2020-05-04

Cómo citar

CENTA, Fernanda; KRÜGER, Kelen; MUCH, Liane; LEAL, Priscila. AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 382–396, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/956. Acesso em: 18 aug. 2025.