ANIMAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS E O DESENVOLVIMENTO MORAL E ÉTICO INFANTIL
REFLEXÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Mots-clés :
Animação Cinematográfica, Desenvolvimento Infantil, Prática PedagógicaRésumé
O presente artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral é o de identificar e analisar como as crianças interagem e se apropriam dos valores éticos e morais presentes nas animações cinematográficas. Os objetivos específicos consistiram em: a) identificar o papel da mídia na constituição da infância na atualidade; b) identificar e analisar a compreensão dos alunos acerca da estrutura moral e ética presente na animação A Nova Onda do Imperador (2000). O escopo teórico da pesquisa dialogou com o pensamento piagetiano e com pesquisadores que tratam sobre mídia e educação, como Moran (1995; 2007); Fontanella (2008); Duarte (2002) e Fantin (2006; 2007). Como sujeitos da pesquisa, temos 10 (dez) alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com faixa etária entre oito e nove anos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados mediante a técnica da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam que os conteúdos midiáticos podem exercer uma função socializadora entre as crianças, caracterizando-se como referências na criação de suas experiências humanas, culminando em aspectos do desenvolvimento moral e ético.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2020

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

