PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES

RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE

Autores

  • Ariana Cavalcante de Melo Universidade Federal de Sergipe
  • Kaliny Alves Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Débora Ramos de Araújo Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Giovanna de Jesus Teixeira Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Metodologia da problematização., Promoção à saúde., Educação em saúde., Método bambu., Participação popular.

Resumo

O Ensino em Saúde detém o desafio de promover pilares da formação acadêmica, os quais ultrapassam as barreiras da universidade. O objetivo geral deste estudo é descrever, a partir do relato de estudantes que integravam um grupo de 08 discentes, as práticas vivenciadas através da disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC). A disciplina Prática de Ensino em Comunidade (PEC), através do uso de metodologias ativas, realiza atividades que se fundamentam em estudos no âmbito da Promoção em saúde, territorialização, iniquidades, princípios e história das políticas públicas de saúde em nosso país. Os instrumentos e recursos adotados relacionam-se com um modo de Educação comprometido com uma formação problematizadora, que pode contribuir para que futuros profissionais de saúde promovam ações participativas, que fortaleçam coletividades. O Método Bambu mostrou ser uma ferramenta essencial que, partindo de características do território, facilitou a participação dos moradores, resgatando memórias e protagonismo dos mesmos. As estratégias descritas também promoveram a valorização dos saberes da comunidade, fortalecendo o vínculo entre estudantes, profissionais de saúde e a população. Por fim, conclui-se que as atividades realizadas enfatizam a necessidade de que os profissionais deste campo de atuação devem reconhecer e garantir os direitos que regem nosso Sistema Único de Saúde, visualizando de forma mais ampla e crítica o processo de cuidado em saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariana Cavalcante de Melo, Universidade Federal de Sergipe

Possui Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas e especialização em Saúde Mental pela Faculdade Integrada Tiradentes. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Psicologia da Saúde, Ciências Sociais e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, gênero e redução de danos. Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, tutora e, posteriormente, coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da cidade de Aracaju/SE.

Kaliny Alves Santos , Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Aracaju, cursando o 4º período da grade. Diretora Social e de Comunicação da Liga Acadêmica de Odontopediatria e Odontologia Miofuncional (LAOOMI). Membro da Liga Acadêmica Nacional da ABOPed (Associação Brasileira de Odontopediatria). 

 

Débora Ramos de Araújo Souza, Universidade Federal de Sergipe

Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho. Preceptora da Prática Clínica Supervisionada de Fisioterapia na Clínica Interdisciplinar AGES do Centro Universitário AGES. Experiencia em projetos iniciação cientifica e projetos de extensão. Representante discente no colegiado do curso e coordenadora de ensino, pesquisa e extensão do Centro Acadêmico de Fisioterapia (CAFisio-Lag) no período 2015.1 e 2015.2.

Giovanna de Jesus Teixeira, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atuou como voluntária na Pesquisa Acadêmica intitulada "Caracterização clínica, perfil de gravidade e desfechos de pacientes em unidades de terapia intensiva: Projeto UTISE" em Lagarto-SE durante o período de 2018.2 a 2019.2. Atualmente participa da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia e exerce atividade como diretora científica da Liga Acadêmica de Neonatologia e Aleitamento Materno.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Cavalcante de Melo, A., Alves Santos , K. ., Ramos de Araújo Souza, D. ., & de Jesus Teixeira, G. . (2021). PROMOÇÃO À SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR SOBRE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 321–339. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1470

Edição

Seção

Dossiê Temático – Educação e Saúde: conversando com saberes interdisciplinares